Vou postar aqui a pura expressão de arte e de alguns pensamentos meus e de amigos...

Sou bruxa...sou fada...sou menina e sou mulher!!!

Minha foto
são paulo, s.p, Brazil
sou taróloga(Tarôt das Bruxas),artista plástica(Pinturas místicas),terapeuta corporal,pisciana a flor da pele,sensivelmente forte,mística e bruxa com muito orgulho!!!

3 de out. de 2007

Prazer que vem do Oriente


Prazer que vem do Oriente
Além de relaxar, a milenar massagem aiurvédica leva embora toxinas, dissolve tensões e traz equilíbrio para o corpo e a mente.
REPORTAGEM: TATIANA SCHIBUOLA
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: CAMILE COMANDINI
FOTOS: ROGÉRIO VOLTAN
Massagear o corpo na Índia é tão freqüente que as crianças são tocadas diariamente, desde o nascimento até completarem 7 anos de idade. Entre os adultos, não é diferente: deslizar as mãos dos pés à cabeça faz parte da rotina, como escovar os dentes.
Esse hábito ancestral tem suas raízes fincadas na medicina aiurvédica, um dos sistemas de cura mais antigos da humanidade. Para os especialistas, a massagem – e também a meditação, a ioga e uma alimentação equilibrada – é um poderoso antídoto para varrer as impurezas dos órgãos, retardar o envelhecimento e equilibrar a mente. "As manobras e pressões em determinados pontos do corpo liberam a energia vital bloqueada", explica a terapeuta Ana Maria Costa, do Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda (Ibrata). "Quando estagnada, o organismo se desequilibra e as doenças se instalam." Somem-se à técnica movimentos de alongamento, aquecimento e trações capazes de melhorar o funcionamento dos órgãos, permitindo que os mesmos trabalhem com maior eficiência.
Um dos protagonistas desse tipo de massagem – além de um terapeuta qualificado, é claro – são os óleos vegetais, usados em abundância. Levemente aquecidos, são capazes de limpar o organismo porque removem suas toxinas. "Além de resíduos internos liberados pelo metabolismo das células, essas substâncias têm o poder de varrer sentimentos mais subjetivos, como o medo e a insegurança, que também minam a saúde", informa Márcia De Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (Ciyma), de São Paulo.
Relax total
O leque de massagens aiurvédicas é grande. Em comum, todas trazem um profundo bem-estar e a sensação de fazer as pazes com a vida. "O toque deve ser suave, do contrário provocará mais tensão", explica a terapeuta corporal Seemanta Fortin, do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo. Para obter o que a técnica tem de melhor, os especialistas aconselham pelo menos uma sessão por mês. Antes de se aventurar nesse universo cheio de sensações, conheça os tipos mais usuais.
• Abhyanga: os tecidos e os músculos são profundamente massageados com toques firmes que estimulam a circulação e o funcionamento do intestino. Também é indicada para favorecer a memória, aumentar a auto-estima e baixar o estresse.
• Garshana: realizada em duas etapas. A primeira faz uma leve esfoliação na pele com uma luva de fibras naturais e, na seguinte, o terapeuta massageia os canais linfáticos com um óleo vegetal aquecido. Indicada para acelerar a eliminação de toxinas, melhorar a circulação e ativar o sistema imunológico.
• Shirodhara: um fio de óleo morno escorre na testa por cerca de 20 minutos. Esse fluxo constante produz ondas que vão acalmar a atividade cerebral. Muito relaxante, é considerada uma terapia de purificação e rejuvenescimento. Também é eficiente para quem sofre de enxaqueca, insônia, tensão, ansiedade e hipertensão.
Um momento só seu
Você também pode tirar proveito das massagens aiurvédicas em sua casa. Existem seqüências que podem ser feitas à noite, antes do banho. Quinze minutos por dia, duas ou três vezes por semana, são suficientes. "Para obter o que elas têm de melhor, busque calar a mente, respirando e inspirando profundamente", sugere Ana Maria Costa. Experimente os movimentos das páginas seguintes e sinta a diferença no dia-a-dia.
1. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos de ambas as mãos.
2. Apóie as mãos na testa e deslize de dentro para fora, em movimentos horizontais.
3. Coloque as mãos nas têmporas e deslize de baixo para cima, em movimentos verticais.
4. Pressione os lóbulos das orelhas com os polegares e os indicadores.
5. Massageie a nuca e o pescoço com as duas mãos. Faça movimentos de cima para baixo e vice-versa.
6. Esfregue os ombros e os cotovelos com movimentos circulares. Realize deslizamentos de cima para baixo nos braços e antebraços.
7. Toque os seios, com ambas as mãos, de cima para baixo e também no sentido inverso. Os homens devem fazer movimentos horizontais, de dentro para fora.
8. Massageie a barriga com gestos circulares, no sentido horário. Use uma mão só.
9. Use as duas mãos para tocar os quadris com movimentos circulares. Nas pernas, realize deslizamentos de cima para baixo. Finalize com toques circulares nos joelhos e nos tornozelos.
10. Termine com deslizamentos nos pés (no dorso e na sola), em vaivém.
Cabelo e maquiagem: Fábio Flauzini/Fotos realizadas no Amanary, Hotel Grand Hyatt.


Nenhum comentário:

Minha arte

Minha arte

Sou bruxa sim...

Sou bruxa sim...

Beijo da bruxa...Eu mesma é claro!!!

Beijo da bruxa...Eu mesma é claro!!!